A vitamina D pode desempenhar um papel na espondilite anquilosante, sugere nova pesquisa

A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica, incurável até o momento, que afeta as articulações do esqueleto axial, especialmente as Espondiliteda coluna, quadris, joelhos e ombros. Não se conhece a causa da doença, que acomete mais os homens do que as mulheres, a partir do final da adolescência até os 40 anos. Se não tratada, pode tornar-se incapacitante.
O papel da vitamina D na espondilite anquilosante (EA) é em grande parte desconhecido. Em um novo estudo pesquisadores tiveram por objetivo revisar a literatura científica por estudos que relacionam os níveis séricos de vitamina D com a susceptibilidade e com a atividade da EA.

Para isso eles buscaram por estudos relevantes nos bancos de dados PubMed, Elsevier Science Direct, Chinese Biomedical Database (CBM), Chinese National Knowledge Infrastructure (CNKI) e Wanfang (Chinês) publicados até junho de 2014. Oito estudos caso-controle, com um total de 533 pacientes com EA e 478 controles foram selecionados para esta meta-análise.
Os resultados sugeriram que a vitamina D pode desempenhar um papel protetor na EA e a relação entre os níveis séricos de vitamina D e atividade da doença foi estatisticamente significativa.
Os autores concluíram:
“Os níveis séricos mais elevados de vitamina D foram associados com uma diminuição do risco da EA, e mostraram uma relação inversa com atividade da doença.”

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário