Tribulus terrestris TRIBX90 90% SAPONINAS




Tribulus terrestris (TT abreviado) é uma planta originária da Índia. Segundo as crenças antigas é um afrodisíaco natural e que aumenta a potência física do atleta, pois aumenta seus níveis de testosterona. Lendo alguns blog´s e sites sobre o produto, como por exemplo, o http://www.nutrifitness.com.br/products/tribulus-pro-universal1/, percebemos que o fabricante afirma que o extrato de TT pode aumentar em até 50% a testosterona. Praticamente um “anabolizante natural”. Vejam alguns dos “benefícios” apresentados supostamente pela planta:
v  Eficaz no aumento da produção de TESTOSTERONA
v  Estimulante para aumentar o IMPULSO SEXUAL; (ambos os sexos)
v  Aumento da FORÇA e MASSA MUSCULAR em atletas; (efeito anabólico)
v  Diminui a FRIGIDEZ SEXUAL em mulheres;
v  Aumenta a quantidade e a motilidade de espermatozóides; (fertilidade)
Mas será que a planta realmente cumpre o que promete?  Analisamos e postamos alguns estudos científicos e de acordo com os resultados faremos uma conclusão sobre o assunto:

Este estudoEffects of Tribulus terrestris on endocrine sensitive organs in male and female Wistar rats.  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19781624teve como objetivo avaliar os possíveis efeitos de Tribulus terrestris  em órgãos endócrinos sensíveis intactos de  ratos machos castrados, e fêmeas pós-menopausa sem ovários (Estudo foi feito nesse tipo de animal para se ter certeza de que o extrato iria reagir com os tecidos, sem a influência dos órgãos retirados). Os ratos foram tratados com extrato da planta e comparados a um outro grupo de ratos que usaram andrógenos. O estudo  durou 28 dias. Nenhum dos 2 grupos foi capaz de estimular os tecidos  sensíveis como próstata e vesículas. O extrato de Tribulus não aumentou os níveis de testoterona, indicando ausência de atividade androgênica e estrogênica in vivo.

Este estudo: Short term impact of Tribulus terrestris intake on doping control analysis of endogenous steroids http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18282674   teve como objetivo avaliar o impacto da ingestão doTribulus no exame antidoping a curto prazo. Duas mulheres usaram o extrato 3x ao dia durante 2 dias e fizeram o teste antidoping. Nenhuma variação hormonal foi detectada na urina, indicando que o extrato de tribulus não possui impacto sobre o metabolismo da testosterona (AFINAL, ALGUÉM SABE DE ALGUM CASO ONDE ALGUM ATLETA TENHA SIDO PUNIDO OU BANIDO DO ESPORTE DEVIDO AO USO DO TRIBULUS? SÓ NAS PROPAGANDAS DA INDÚSTRIA ELE AUMENTA EM 50% A TESTOSTERONA)

Este estudo Effects of anabolic precursors on serum testosterone concentrations and adaptations to resistance training in young men http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10997957  comparou um medicamento feito com extrato de tribulus (misturado a outros ativos) com um placebo. O resultado diz que não houve aumento na testosterona livre e não há evidências de que esses extratos aumentem a resistência aos treinos físicos.

Este estudo: The effect of five weeks of Tribulus terrestris supplementation on muscle strength and body composition during preseason training in elite rugby league players.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17530942 teve como objetivo investigar se a suplementação deTribulus terrestris produziria grandes ganhos de força e massa muscular magra em 5 a 28 dias em jogadores da elite de rugby. Realizou-se um teste duplo cego (eles não sabiam o que estavam usando) com 22 jogadores australianos, onde 11 jogadores foram suplementados com extrato do Tribulus terrestris e para os outros 11 jogadores foram administrados placebos (Substância sem efeito nenhum, tipo comprimido de farinha de trigo). Ao decorrer de 28 dias concluiu-se que não houve diferença entre ganhos de força ou massa muscular magra entre os jogadores suplementados com Tribulus terrestris e os jogadores do grupo placebo, nem houve aumento na concentração de testosterona/epitestosterona na urina.

Este estudo: The effects of Tribulus terrestris on body composition and exercise performance in resistance-trained males. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10861339 teve como objetivo determinar os efeitos da suplementação de Tribulus terrestris sobre a composição corporal e efeitos sobre o desempenho físico de resistência em indivíduos que praticam treinos com pesos.
Foram administrados o suplemento de Tribulus terrestris em quinze indivíduos, e placebo a outros quinze, sendo os indivíduos suplementados com 3,21 mg de Tribulus terrestris por Kg de peso corporal por dia. 
Durante a suplementação de Tribulus terrestris não houve alterações no peso corporal, percentual de gordura, água corporal total, consumo alimentar, ou estados de humor em qualquer grupo. Concluiu-se que a suplementação com tribulusnão aumentou a composição corporal e desempenho em exercícios de resistência.

Outro artigo que indica a falta de evidência da eficácia do tribulus : The aphrodisiac herb Tribulus terrestris does not influence the androgen production in young men. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15994038Nesse houve uma avaliação em 21 jovens saudáveis, que usaram extrato da planta por 4 semanas comparados a um outro grupo de jovens saudáveis com mesma idade usando placebo. Os resultados obtidos foram iguais, indicando que o extrato não possui influência direta ou indireta sobre o aumento de testosterona.

Já este estudo de caso Tribulus terrestris-induced severe nephrotoxicity in a young healthy male:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20667992 afirma que um paciente que usou o extrato de tribulus com água por 2 dias apresentou toxicidade no fígado e nos neurônios. A suspensão do uso resultou em melhoras ao paciente. Estudo feito apenas com uma pessoa, não sendo confiável. Pode ser um indicativo ou apenas um caso raro e isolado.

Existem estudos com resultados positivos para o tribulus, mas praticamente todos são em ratos. “Sexual effects of puncturevine (Tribulus terrestris) extract (protodioscin): an evaluation using a rat model.” Esse artigo revela que o TT pode ter efeitos benéficos sobre o comportamento sexual de ratos. Todos os ratos do estudo deram respostas positivas as fêmeas, mas o do grupo do tribulus apenas deu mais rapidamente. Os ratos que usaram a planta tiveram ganhos de peso, mas o autor não revelou se eram ganhos de massa magra ou gordura. O mesmo autor possui outro artigo (Aphrodisiac properties of Tribulus Terrestris extract (Protodioscin) in normal and castrated rats) onde ratos castrados têm benefícios de aumento da testosterona, mas apenas nos castrados, isso não ocorreu em ratos normais.

Como podemos ver há um conflito de dados em uso de animais, onde alguns estudos apontam benefícios e outros não. Mas isso também não quer dizer nada, já que ratos não possuem fisiologia igual a dos seres humanos.
Uma das raras exceções: The influence of the Tribulus terrestris extract on the parameters of the functional preparedness and athletes' organism homeostasis. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20095389 investigou a influência do Tribulus  em atletas que foram suplementados com 3 cápsulas por dia durante 20 dias do suplemento alimentar "Tribulus" (Optimum Nutrition, EUA). Durante a utilização do suplemento houve um aumento na potência muscular anaeróbica. As concentrações nos níveis de testosterona no sangue aumentaram durante os primeiros 10 dias, a partir do décimo dia não houve mais aumentos nos valores da testosterona no sangue. Percebe-se que esse é um dos únicos trabalhos (ou o único, até o momento),  onde o tribulus tenha aumentado os níveis de testosterona ( por pouco tempo, cerca de 10 dias, ou seja a longo prazo o próprio estudo sugere que possa não funcionar). É o único a citar uma marca de suplementos (OPTIMUM NUTRITION). Portanto pode ser algo tendencioso, feito para produzir um resultado positivo propositalmente ( o estudo não declara conflito de interesses, mas é curioso o fato de usar suplemento industrial). Ou então, como alguns suplementos em geral, que não contem extrato puro da erva,  pode possuir alguma outra substância que possa ter influenciado no aumento (clique aqui e veja sobre adulteração de suplementos), já que nos demais artigos o extrato do tribulus ( extrato da planta) não possui evidência alguma em aumentar a concentração do hormônio testosterona. Outros problemas do artigo são que os autores ocultaram o modo de alimentação dos grupos, sendo que o grupo controle não recebeu placebo dietético. Os grupos não os dividiram igualmente (12 no placebo e 20 no tribulus), gerando um resultado estatisticamente mais favorável ao grupo do tribulus, pelo número maior de participantes. Também não relataram quais tipos de exercícios os grupos faziam, e se fizeram por conta própria , pois isso pode ter influência no resultados. Enfim, o estudo possui um resultado anômalo e possui diversos erros metodológicos.

Como visto na maioria dos trabalhos científicos, o extrato da planta Tribulus terrestris não possui evidências que comprovem as afirmações dos fabricantes de suplementos com seu extrato. A maioria das evidências são negativas. Mesmo se os resultados fossem todos positivos, em uma visão critica dos trabalhos ainda seria negativa à planta pela baixa qualidade dos artigos e sendo praticamente todos os positivos feitos em ratos. Portanto, os resultados obtidos a partir da suplementação do Tribulus terrestris não foram satisfatórios de acordo com os artigos publicados, não havendo aumento de força ou massa muscularou aumento de testosterona. Então ficam claros os resultados e você saberá se irá investir  R$ nesse tipo de suplementação. 

Obrigado pela atenção. Dúvidas? Poste-as nos comentários.





Nenhum comentário:

Postar um comentário