Vitamina D reduz risco de câncer de pulmão:


O câncer de pulmão é um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos de defesa naturais do pulmão porlung-cancer estímulos carcinogênicos ao longo do tempo, levando ao crescimento desorganizado de células malignas. É uma das principais causas de morte entre as neoplasias no Brasil.



A vitamina D tem sido sugerida desempenhar importantes papéis contra o desenvolvimento do câncer. Houve vários estudos publicados sobre a associação entre a vitamina D e o risco de câncer de pulmão, mas nenhum resultado conclusivo ainda estava disponível.
Para esclarecer o papel da vitamina D na carcinogênese pulmonar, pesquisadores da China realizaram uma ampla revisão da literatura e uma meta-análise para avaliar a associação entre os níveis séricos e a ingestão dietética de vitamina D com o risco de câncer de pulmão. Doze estudos (9 prospectivos coorte e 3 de caso-controle), com um total de 288.778 indivíduos foram incluídos.
Como resultado eles constataram que a análise dos doze estudos totais mostrou que aqueles com níveis séricos mais elevados de vitamina D tiveram um risco 16% menor de desenvolver câncer de pulmão. Entre os estudos que avaliaram a relação entre os níveis séricos de vitamina D e o risco de câncer de pulmão, os níveis mais altos foram associados a um risco reduzido de 17%. E o risco de câncer de pulmão para aqueles com maior ingestão dietética foi reduzido em 11%.
Os autores concluíram:
“Os dados atuais sugerem uma associação inversa entre níveis séricos de vitamina D e o risco de câncer de pulmão. Mais estudos são necessários para investigar o efeito da ingestão de vitamina D sobre o risco de câncer de pulmão e para avaliar se a suplementação de vitamina D pode prevenir o câncer de pulmão.”
Fonte  

Nenhum comentário:

Postar um comentário